Passo a passo para planejar sua viagem

31/12/2019 1 Por Jeff Santos
Passo a passo para planejar sua viagem

Os Vovós Viajantes vão começar o ano em Floripa - e vão compartilhar o passo a passo de como planejar a viagem

Ah, viajar é tão bom, né? A gente adora. Sempre que possível damos uma escapulida. Mas tão bom quanto viajar é fazer o planejamento dea viagem. Passar horas e horas pensando no destino, nos detalhes, no passo a passo e no dia a dia da viagem.

Por isso a gente resolveu compartilhar com vocês o que a gente faz quando decidimos viajar. 

Quando começamos a planejar uma nova viagem a primeira pergunta que a gente faz é pra onde ir?

Primeiro Passo: Pra onde ir?

Eita que pergunta difícil! É tanta opção! É tanto destino! Esse mundão de Deus é tão grande! Pra onde ir?

Essa é a primeira coisa que você precisa decidir quando for planejar sua viagem. Você precisa levar em consideração quanto tempo tem disponível, quanto dinheiro vai gastar, qual o clima e a melhor época para viajar para aquele destino, quem irá com você. Você quer praia ou montanha? Cidade ou campo? Agito ou tranquilidade? Viagem mais econômica ou vai chutar o balde?

Olha só o nosso caso: a gente queria fazer uma viagem em família: os Vovós Viajantes, as netas, filha, genro. Nossa vontade era uma viagem pro exterior com todo mundo.

Mas aí começaram a aparecer os problemas: ia ficar muito caro ir pra Europa ou Estados Unidos. Aqui na América do Sul todos os problemas sociais em alguns dos países. Argentina também não coube no nosso bolso dessa vez…

Daí que a gente decidiu ir pra Florianópolis: tem sol, tem praia, não é tão longe, não vai ficar tão caro. Destino da viagem decidido, hora de dar o segundo passo no planejamento: quando ir?

Segundo Passo: Quando ir?

Pronto. É Floripa. Tá decidido. Vamos a família toda. Agora é só decidir quando ir. Será que existe uma melhor época do ano para ir a Florianópolis? Bem, depende do que você está procurando. E saiba que tudo tem dois lados…

Se você quer calor mas um pouco mais de tranquilidade a dica é ir à Florianópolis entre março e abril.

Durante o inverno a cidade fica mais vazia e tranquila, os dias são frios. Já na primavera as temperaturas não sobem tanto – e tem risco de chuva, que também é frequente durante todo o verão.

Mas convenhamos: a gente quer mesmo é sol, calor, praia, gente bonita e bronzeada. Apesar da chuva, dos preços mais altos, da cidade cheia, do trânsito meio caótico a melhor época pra ir é mesmo no verão.

A dica aqui é: relaxe! Você está indo pra Florianópolis pra descansar. Planeje bem seu dia a dia e aproveite.

A gente vai a Florianópolis no verão porque os Vovós Viajantes não vão sozinhos: a gente vai com a família toda. E como a gente tem netas em idade escolar a única época que daria pra todo mundo seria essa. Pra que tudo corresse sem problemas a gente começou a planejar a viagem com três meses de antecedência.

Escolhemos uma semana bem no meio de janeiro de 2020. Assim a gente tentava fugir, pelo menos um pouco, da confusão de réveillon…

 
Florianopolis passo a passo

Terceiro Passo: Comprar as Passagens

Decidimos onde e quando. Agora era hora de dar o terceiro passo: comprar as passagens.

Seria complicado enfrentar várias horas de viagem de ônibus com a família toda. Mesmo de carro seria difícil: estávamos em seis pessoas…

Mas como começamos a planejar a viagem com antecedência conseguimos ficar de olho nas promoções de passagens aéreas. Passamos alguns dias checando sites que a gente confia, como o Melhores Destinos, até aparecer uma promoção realmente boa no site da Latam.

Assim, ainda em outubro (quase três meses antes da data da viagem) aproveitamos as milhas que tínhamos e conseguimos cada uma das passagens Belo Horizonte-Florianópolis-Belo Horizonte por apenas 6.800 milhas ida e volta. Uma pechincha! Além disso tivemos apenas os custos operacionais, impostos e taxas de embarque de R$128,46. A promoção era tão boa que a Tia Leninha resolveu ir com a gente…

Mas por esse preço, nem tudo são flores – os horários dos voos são ruins e ainda teremos uma troca de avião em São Paulo.

Fiquem atentos a esses detalhes na hora de comprar sua passagem aérea. No nosso caso, como somos muitos e a neta mais nova está toda animada pra pegar mais de um voo até chegar à praia, a gente não ligou de fazer a troca de aeroporto. Apenas checamos com atenção os horários pra termos certeza que daria tempo e tudo bem!

Quarto Passo: Onde ficar?

A primeira parte do planejamento da viagem estava quase pronta. Com três meses de antecedência decidimos para onde ir, quando ir e como ir. Agora o quarto passo era onde ficar.

Como a gente já tinha ido a Florianópolis há 10 anos sabíamos que no verão a cidade fica cheia e o trânsito complicado. Por isso, na hora de escolher onde ficar em Floripa optamos por uma casa no bairro do Campeche.

A escolha do Campeche não foi por acaso: o bairro fica perto do aeroporto, tem uma praia popular, várias atrações turísticas perto e a gente ainda tem familiares que moram na região.

Vimos algumas opções e escolhemos uma casa grande e agradável, com piscina, a poucos metros da praia, que a gente alugou pelo Airbnb.

Mesmo na alta temporada, com os preços mais caros, o aluguel da casa ficou bem mais barato que hotel ou pousada. Portanto, pesquise e planeje com antecedência.

Se você ainda não conhece e também quiser alugar pelo Airbnb a gente te dá um desconto de R$179,00 na sua primeira hospedagem. É só clicar aqui.

Quinto Passo – O que fazer?

Quinto e último passo do planejamento de viagem de férias: o que fazer no destino? Quais as opções? Quais o melhores passeios? Onde comer? Como gastar aquele tempo ocioso? 

Se é complicado planejar isso para uma viagem aqui do lado, imagine o passo a passo para planejar viagem para o outro lado do mundo, como quando a gente foi pro Japão?

São muitas decisões a serem tomadas. Por isso vamos deixar essas dicas para um próximo post. Mas mesmo antes da viagem começar a gente tem que decidir como ir para o aeroporto de Confins. E só isso merece um post…